A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, vem realizando ações para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya. Para isso, é necessário o apoio da população para evitar água parada nos imóveis.

Uma das medidas para este combate é a utilização do Carro Fumacê, por isso, é importante ressaltar as condições para a utilização deste serviço.

A utilização do Carro Fumacê segue critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e tem como principal objetivo bloquear a taxa de transmissão viral das doenças, dengue, zika e chikungunya em casos de surtos e epidemias. Além disso, pela legislação, a competência na aquisição do insumo para o combate do vetor é do Ministério da Saúde, cabendo aos Estados o gerenciamento dos estoques e distribuição aos municípios, responsáveis pela execução da atividade.

Em outras palavras, o município não possui esse carro disponível, uma vez que ele é solicitado ao Estado que o disponibiliza mediante um aumento no número de casos, isto é, um surto. Outro ponto importante destacar é que o uso de forma errônea e indiscriminada do carro fumacê, além de gerar desequilíbrio ambiental com a morte insetos polinizadores como abelhas, borboletas e outros insetos, em razão da agressividade do inseticida, pode gerar resistência do vetor ao insumo e ainda pode causar problemas respiratórios na população.

Dessa forma, ressaltamos que é imprescindível se dirigir a Unidade de Saúde mais próxima, caso haja sintomas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.