A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com Secretaria Municipal de Educação e Núcleo Regional de Saúde do Extremo Sul realizou, na última sexta-feira (18), o 1º ciclo de testagem de 2022 do Projeto Partiu Testagem nas Escolas da SESAB.

A ação tem como objetivo coletar dados sobre a circulação da COVID-19 nos ambientes escolares para garantir a segurança e saúde de estudantes e trabalhadores da educação.

Inicialmente foram escolhidas 7 escolas das Redes Municipal e Estadual, priorizando aquelas dos bairros de maior ocorrência da COVID-19 nos últimos meses na cidade, como: CEMAS, Igualdade e Justiça no São Lourenço, Manoel Cardoso Neto no Centro, Ruy Barbosa no Bela Vista, CETEPS no Jardim Caraípe, Geni Abutrabe no Colina Verde, e Amigos de Aracruz no Liberdade.

Nesta primeira etapa do Projeto Partiu Testagem nas Escolas foram realizados 452 testes rápidos. Em 15 dias estas mesmas escolas farão novas testagens. “Estes testes foram feitos em pessoas assintomáticos e o resultados saíram na hora. Das 452 as amostras, apenas 1 reagiu como positivo em um servidor. Podemos observar uma estabilidade no surgimento de novos na cidade e ver uma certa tranquilidade epidemiológica na amostragem escolar deste 1º ciclo. Mesmo assim, as medidas de biossegurança ainda continuam fortemente recomendadas”, explicou o diretor de Vigilância em Saúde Sandro Calefi.

Esta ação foi operacionalizada pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde em conjunto com a Vigilância Epidemiológica de Teixeira de Freitas e ocorrerá a cada 15 dias para a realização do acompanhamento do comportamento epidemiológico da doença em nossa cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.