Na manhã desta segunda-feira (30), a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, participou de uma reunião, juntamente com os outros municípios do Extremo Sul e o Governo do Estado da Bahia para construir o cenário social das cidades afetadas pelas fortes chuvas de dezembro.

O encontro foi realizado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social- SJDHDS, através da Superintendência de Assistência Social – SAS, representada pelas técnicas Angélica Santos e Elisângela Veiga.

O objetivo foi criar alinhamentos e fluxos para casos ambientais emergenciais que acarretam em decreto de Calamidade Pública e Emergência, como as fortes chuvas de dezembro que deixou inúmeros afestados, desabrigados e desalojados.

A Fundação Luís Eduardo Magalhães – FLEM, será a responsável para executar consultoria especializada, visando a oferta imediata de proteção social às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.

Essa contratação resultará na produção de 3 produtos:

  • Diagnóstico Situacional com caracterização Social dos municípios afetados;
  • Elaboração do Caderno de Orientações e Apoio Técnico sobre a Atuação da Assistência Social em situações de Calamidade Pública e Emergência;
  • Realização de Capacitações e apoio técnico às equipes municipais e estadual do Estado da Bahia.

O secretário de Assistência Social, Marcelo Teixeira, ressaltou a importância do encontro e desse projeto em conjunto: “Esse foi o um evento para reunirmos os 13 municípios aqui da nossa micro região. O Governo do Estado vem fazendo reuniões em todos os municípios polos da Bahia e Teixeira de Freitas foi escolhida para esse encontro. O objetivo é conversarmos sobre os trabalhos realizados na situação das fortes chuvas de dezembro para que possamos construir um diagnóstico situacional em que esse diagnóstico vai situar outros trabalhos caso a gente venha sofrer novamente com situações de tragédia ambiental”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.